Muitas vezes andamos agitados e inquietos por conta do trabalho, dos estudos e das atividades do dia a dia. Vamos pedir a Jesus, o mestre dos mestre, que nos ajude com o auxílio da graça.

Coloque-se na presença de Deus. Leia devagar e com devoção este trecho do Evangelho segundo São Lucas:

"Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: —'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude'. Respondeu-lhe o Senhor: —'Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas;' no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada". (Lc 10, 38-42)¹

Traga esse trecho diante de você como em uma imagem, como se você visse nosso Senhor. Olha com os olhos da fé, Jesus dentro do seu coração, como quem vive com você as suas angústias e aflições. Aquele que colocou em prática tudo o que ensina (At 1,1) e Ele próprio intercede por nós (Hb 7,25).

Como Maria de Betânia, coloque-se aos pés de Jesus, o único necessário, e abra o seu coração para d'Ele aprender todas as coisas, pede-Lhe que te ensine a encontrá-Lo nas pequenas coisas do ordinário, em sua família, no trabalho, que Ele nos dê a graça de vê-lo no coração de cada pessoa do nosso convívio, especialmente aquelas com quem temos mais dificuldades.

A fim de permanecer cada vez mais unido a Jesus, amo-o de todo o coração e com toda a tua alma, para viver e perseverar no caminho da virtude e da oração (Deut 30,6)

Invocação - oração coleta de Santa Marta:

Pai todo-poderoso, cujo filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que, servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Capa: "The Better Part" por Simon Dewey