"Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: 'Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.'" (Lucas 11)

Os santos oravam, os apóstolos oravam... o próprio Jesus orava! No silêncio do coração humano, brota algo lhe que remete à sua essência, que fala de seus desejos mais profundos e verdadeiros. A oração é o respiro da alma. É no coração que se esconde o mistério inesgotável de Deus, Ele que habita dentro (Lc 17,21), Ele que nos deseja ardentemente (Lc 22,15).

Aqueles que caminhavam com Jesus, aqueles que foram seus enviados, suplicavam ao Messias que lhes ensinasse a rezar, que lhes ensinasse a fazer como o próprio Jesus fazia - recolhia-se para elevar o coração ao Pai, para orar. Há em nosso interior esse mesmo desejo de elevar o coração até o céu, de elevar o coração a Deus. Você e eu somos chamados a caminhar nessa via da intimidade com Cristo, de maneira pessoal e singular, a qual a porta é o silêncio e a oração.

Antes mesmos da nossa iniciativa, Deus nos ama em antecipação (1Jo 4,10), terna e misericordiosamente. responder o olhar dEle que nos olha terna e misericordiosamente. Sim, Deus deseja a nossa oração antes mesmo que comecemos a orar, e é Ele quem nos inspira o desejo de orar.

A oração é um impulso, uma invocação que vai além de nós próprios: algo que nasce no íntimo da nossa pessoa e que se estende, pois sente a nostalgia de um encontro. Aquela nostalgia que é mais do que uma carência, mais do que uma necessidade: é um caminho. A oração é a voz de um “eu” que tropeça, que procede às cegas, em busca de um “Tu”. O encontro entre o “eu” e o “Tu” não pode ser calculado: é um encontro humano e, muitas vezes, procede-se às cegas para encontrar o “Tu” que o meu “eu” procura. (Papa Francisco)

O blog Alusionista surge, então, do desejo de caminhar firmemente na vida de oração. E aqui convido você a participar dessa jornada de crescimento em intimidade com Jesus, aprendendo a rezar, a meditar a Palavra, caminhando sempre juntinho com Maria - nossa mãe e mestra de oração. Vamos embarcar nessa jornada?