O que significa ter fé? A fé é somente uma doutrina ou uma tradição? Fé significa substituir a razão?
A fé nada mais é que "andar na presença de Deus" (Gn 17,1). A fé é um dom de Deus, uma graça. Nós a tornamos questionável pela nossa difícil capacidade de confiar. Vamos meditar sobre esse dom precioso que é a fé?
Meditação
Coloque-se na presença de Deus. Leia devagar e com devoção este trecho da Carta aos Hebreus:
"A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados.
Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível.
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram.
Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia.
Foi pela fé que ele habitou na terra prometida, como em terra estrangeira, habitando aí em tendas com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.
Porque tinha a esperança fixa na cidade assentada sobre os fundamentos (eternos), cujo arquiteto e construtor é Deus.
Assim, de um só homem quase morto nasceu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como os grãos de areia da praia do mar.
Foi na fé que todos (nossos pais) morreram. Embora sem atingir o que lhes tinha sido prometido, viram-no e o saudaram de longe, confessando que eram só estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
(Hebreus 11,1-3.6.8-10.12-13)
Abraão pela fé, viveu como estrangeiro e peregrino na terra prometida. Pela fé, Sara recebeu a graça de conceber o filho da prometido. E pela fé, Abraão ofereceu em sacrifício o seu único filho. O Novo Testamento apresenta Abraão como modelo, como protótipo da fé. Isso porque nele, como em poucos ou nenhum fiel, se realizaram as alternativas dramáticas da fé. Essa entrega confiante de Abraão lhe custaria muito caro. Mas Deus jamais o abandona. Sua fé e seu abandono adquirem uma importância tremenda, e é a Providência Divina a resposta que dá sentido e transforma tudo.
A escuta obediente da palavra de Deus, que é a fé, não é um fardo ou um abandono da razão, mas sim é a correspondência ao sentido mais profundo do nosso ser. É o que nos incorpora ao plano divino da salvação.
Em um momento de silêncio, olha com os olhos da fé, Cristo, que no íntimo do teu coração te convida a submeter-se livremente à escuta da palavra, que é a própria verdade. Peça ao Divino Mestre a graça de crescer em intimamente com Jesus, a Sabedoria encarnada.
Invocação
"Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus." (Hb 12,1b)
Refilta... Para você, o que significa "acreditar em Deus"? Por que a fé é mais um relacionamento com Deus do que uma doutrina?
Comentários (0)